terça-feira, 13 de setembro de 2011

Compêndio para a sustentabilidade.

  O homem está sentindo que o nosso planeta está passando por uma série de problemas no meio ambiente que estão aflingindo a sobrevivência, a preocupação é tanta que encontros internacionais tem acontecido para encontrar uma maneira de se manter o equilíbrio entre as dimensões econômica, social e ambiental.
   Ultimamente tem crescido muito o número de certificações socioambientais com o intuito de firmar conceitos como o de responsabilidade social e o de desenvolvimento sustentável, transformando em prática de gestão.
   Atualmente, já se nota um progresso nas práticas de responsabilidade social e empresarial, que ganha qualidade como atividade profissional, não apenas do sucesso econômico e dos lucros, que são fatores de avaliações dos impactos econômicos das empresas, mas de uma visão estratégica de responsabilidade social, como um dos elementos para garantir a evolução sustentável.
   Existem muitos projetos sociais, custeados por empresas, de modo a integrá-los ao centro da gestão ambiental, para o desenvolvimento sustentável.
   Ainda há muitos conceitos de responsabilidade social em processo de construção e realidades diferentes, porém temos ferramentas que oferecem alternativas para que se possa avançar nesses projetos e torná-los claro pra a sociedade como um todo.

3 comentários:

  1. Vários certificados e projetos estão surgindo para estimular e guiar as empresas na aplicação de uma gestão ambiental. Além de obter ganhos para a empresa ela acaba diminuindo as externalidades negativas que provoca, ajudando meio ambiente e sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Esses progressos são muito importantes para o bem estar e a sobrevivência de todos. Ainda bem que a população se tocou que deveriam haver mudanças na sociedade. A pressão da população em cima das empresas é um fator de grande importância nas mudanças ocorridas.

    ResponderExcluir
  3. Podemos ver, claramente que o pensamento da sociedade, como um todo, inclusive as grandes indústrias, tem mudado para melhor. Isso é muito importante para a sustentabilidade do meio ambiente, e deve ser cada vez mais incentivado.

    ResponderExcluir