Existem várias normas, que propiciam as empresas uma reflexão a respeito dos investimentos de gestão a serem utilizados para o planejamento da evolução sustentável, que implicam em uma realização de um diagnóstico com detalhes do comprometimento da organização, o que quer dizer que as normas são parte da estratégia das organizações.
Há tipos de normas que são publicadas por mecanismos oficiais de normatização, entre elas, destacamos:
- ISO 14000 (meio ambiente)
- ISO 9000 (qualidade)
- ISO EMAS (ambiental)
- BS 8800 (sistema de gestão da segurança e da saúde no trabalho)
- BS 8855 (ambiental)
- SA 8000 (direitos sociais)
- OHSAS 18001 (riscos/acidentes)
- AA 1000 (prestações de contas)
- ABNT NBR 16001
- Inglaterra (BS 8900)
- França (SD 21000)
- Itália (Q-Res)
- Alemanha ( VMS)
- Austrália ( AS 8003)
- Israel (SI 10000)
- Japão ( EC 52000)
As normas e certificações de certa forma é uma divulgação da gestão sustentável da empresa, onde a partir do esforço feito pra se adequar as normas, recebe feedback do mercado, ganhando competitividade.
ResponderExcluirQuantas normas! Elas mostram um padrão de excelência que deve ser percorrido por todas as empresas, demonstrando que os que a possuem tem pensamentos e ações corretas.
ResponderExcluirPara implantar um sistema de gestão ambiental, a empresa tem que adotar varias medidas exigidas pela Norma IS0 14.001 e pela legislação. O processo dessa implantação vai ser de acordo com essa Norma. Para se obter um verdadeiro padrão de sistema de gestão ambiental.
ResponderExcluirlaura pinheiro borges
Projetos desse tipo ajudam bastante as empresas a se focarem mais no objetivo. O trabalho acaba sendo mais bem feito, e rende mais. A tendencia é aumentar o número de projetos.
ResponderExcluirEssas normas e certificações são realmente importantes para que os consumidores possam saber se a empresa que produz o produto por ele consumido,é realmente sustentável.
ResponderExcluir